Juventudes

Como pré-candidato à vereador, Vinícius entende que para pensar soluções e respostas da cidade para as demandas dos jovens é necessário, primeiramente, compreender que esses jovens fazem parte de diferentes estilos e modelos de juventudes e que todas elas precisam ter espaço para se expressar, se articular e se conectar, de maneira que suas potencialidades sejam desenvolvidas para que, a partir de suas próprias concepções, novas possibilidades de futuro sejam ofertadas. Assim, é indispensável entender de que juventude estamos falando.

Os jovens na cidade produzem e consomem cultura. Eles precisam que suas expressões sejam potencializadas e apoiadas financeiramente. 

Nossas propostas para as juventudes são, no que compete ao vereador, articular, desenvolver projetos de lei e propor e cobrar projetos do Poder Executivo no sentido de:

  1. Desenvolver e aprovar o Plano Municipal de Juventude de Rio Claro.
  2. Criar Grupos de Trabalho intersetoriais das regiões com maiores índices de violência, com a participação de organizações da sociedade, de policiais da Guarda Municipal e de familiares para desenvolver estratégias de redução da violência contra jovens negros das periferias.
  3. Estabelecer parcerias com organizações e empresas para desenvolver cursos profissionalizantes nos contraturnos escolares, prioritariamente nas áreas ligadas ao empreendedorismo sustentável na cidade. Esses cursos serão ligados a um programa de estágios a ser desenvolvido
  4. a) Nesse sentido, aproveitar a plataforma criada pela UNESCO Brasil, que oferta cursos de desenvolvimento para o aprimoramento de habilidades na busca por empregos e ampliar a divulgação desse material via portais na internet, comunicação via WhatsApp e redes sociais.
  5. b) Implementar o Programa de Jovens — Meio Ambiente e Inclusão Social, em parceria com a Universidade Estadual Paulista – UNESP;
  6. Estimular a atuação de coletivos de jovens, grêmios e centros acadêmicos que tragam projetos de melhoria da cidade e engajamento cidadão, envolvendo os jovens nas soluções para a cidade e criando uma estratégia de gamificação de atividades definida por regiões com premiação para as melhores iniciativas.
  7. Estimular a participação de jovens nos Conselhos Municipais.
  8. Mapeamento municipal de ocupações culturais e apoio orçamentário para as estratégias de desenvolvimento da cultura e lazer nas periferias.
  9. Criar Programa PASE: O Programa de Atendimento Socio esportivo (PASE), pensado pela pré-candidatura do Vinícius, atenderá crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e tem como objetivo proporcionar – por meio de atividades físicas – socialização, qualidade de vida, desenvolvimento da coordenação motora e aprimoramento de técnicas e táticas esportivas.

Serão nos Centros de Esporte e Lazer e em espaços alternativos das Associações que firmam convênio com a prefeitura que as atividades acontecerão. Serão realizados anualmente torneios de futebol de areia, futsal, voleibol e basquetebol, bem como Festivais Esportivos para faixas etárias menores, que visam à integração de todos os participantes do programa.

  1. Projeto Jovem.Com.: O Programa Jovem.Com terá como meta promover a inclusão social de jovens de 15 a 29 anos a partir da inclusão digital. O programa será dividido em duas dimensões. O Jovem.Com – Cultural Digital, que atenderá às comunidades com acesso livre à internet, com atividades pedagógicas orientadas referentes à cultura digital, oferecendo bolsa aos jovens juntamente com a formação social e em cultura digital, tendo como objetivo a preparação desse jovem para o futuro atendimento da comunidade e a gestão de telecentros. A outra frente será o Jovem.Com – Cidadania, que realizará projetos específicos com enfoque nos jovens em territórios com maior vulnerabilidade social com oferta de bolsa níveis C e D em conjunto com uma grade de atividades de formação socioeducativas/comunitárias e acompanhamento social.
  2. Programa Orçamento Participativo Jovem: O objetivo desse projeto será propiciar a crianças e jovens a possibilidade de analisar e compreender as realidades locais, inserindo-os num processo de gestão participativa e democrática. O projeto irá propor um trabalho com o orçamento público de forma que os jovens possam aprender a fiscalizar a destinação e utilização dos recursos do município de Rio Claro com base na observação e compreensão do orçamento familiar.

Dessa maneira, queremos instigar os jovens a demostrarem suas necessidades, a contribuírem com a construção de políticas públicas e com a consolidação dos valores para a democracia social.

Acesse nossas redes sociais!

plugins premium WordPress

Seja um apoiador!

Seja um Voluntário!